Overdose do Natori e a dependência emocional 🐥 Takuto #4 🐥

 ⚠️ TRIGGER WARNING⚠️

Esse blog trata de temas sensíveis como: Saúde mental, Relacionamentos tóxicos, abuso de substâncias entorpecentes, dependência emocional e baixa autoestima

Se você é muito sensível a algum desses temas não recomendo continuar, eu também tenho outros blogs mais interessantes. Dito isso é de seu critério continuar a leitura ou não.

_______________________________________________


OVERDOSE DO NATORI E A DEPENDÊNCIA EMOCIONAL 

'Overdose' by Natori 


oi, é o takuto . Eu voltei aqui depois de um tempo. Para ser sincero, bastante coisa mudou, mas eu diria que até o momento que eu estou escrevendo isso, me sinto como uma donzela em perigo, mas alguém que encontrou um ponto de paz num desastre :) porque eu sou meu desastre. Mas os desastres acontecem por motivos específicos e nem sempre são totalmente ruins. Enfim, perdi um pouco o foco, mas eu não vim aqui para falar apenas de mim.



Como fiquei bastante tempo sem aparecer aqui, decidi fazer um blog que estava nos meus planos há tempo, que é mais uma análise musical. A música em questão que eu vou analisar hoje me trouxe aqui por um motivo MUITO especial e uma identificação bem forte, então eu pensei bastante antes de escrever tudo isso e provavelmente vou editar bastante ainda. anyways, vamos lá.


A música em questão é 'Overdose' do cantor japonês Natori. Você provavelmente conhece essa música, mas primeiramente você precisa entender como 'Overdose' e Natori decolaram até então.



Natori é um cantor japonês de 21 anos que começou sua carreira em 2021 na internet, tendo como diferencial produzir 100% das suas músicas, desde a letra até a composição do instrumental.


Em 2021, ele se deparou com uma mudança enorme em sua vida. O mesmo costumava postar suas músicas em sua rede social, até que no lançamento do seu primeiro álbum, intitulado 'Theater', uma música se tornou rapidamente viral no TikTok. Ali estava 'Overdose', uma música que, à princípio, parece comum para nós, não fluentes em japonês, e que parece, inclusive, ser uma música animada e divertida (o que na realidade também não deixa de ser), mas muito além disso, é uma música SUPER sentimental, pessoal e profunda. E é isso que vou abordar hoje. Vale destacar que essa música levou a carreira de Natori a outro patamar, tanto no Japão quanto em outros países da Ásia, tendo ótimas posições nas paradas da Billboard e se tornando muito popular entre os jovens.



Mas, como eu disse, o fator especial nessa música, além da qualidade vocal e instrumental, é a genialidade e o sentimento inserido na letra.


De início, o próprio nome 'Overdose' é algo que chama atenção. Resumidamente, a canção fala sobre sentimentos românticos intensos e os tão falados sentimentos de "montanha russa".


VERSO 1


"Para ser honesto, eu sabia

Eu sabia que seria inútil, mas ainda assim

Tudo que passa por essas mãos parece amor

As palavras que eu me certifiquei que tomasse forma, apenas oscilando"


Nesse primeiro verso, ele diz ter conhecimento da situação e, mesmo em tentativas infundadas, entendia que não estava indo a lugar nenhum. Mesmo que soubesse das consequências, era influenciado por seus sentimentos. E mesmo que pensasse em formas de consertar uma situação, no fim tudo se tornava instável. Resumindo, o verso conta sobre uma crise de relacionamento, quando você tenta consertar as coisas, mesmo sabendo que, no fundo, essas situações vão te machucar. Mas, no fundo, você ama aquela pessoa e não consegue sequer pensar na opção de desistir, mesmo que no fim você saia totalmente destruído, porque para você, no fundo, isso é amor.


Para ser sincero, estive passando por esse sentimento. Porém, vou desenvolver a minha visão e relato sobre o assunto mais para frente, para não perder minha linha de raciocínio, principalmente porque esse assunto ainda é sensível para mim.


VERSO 2


Agora, sobre o segundo verso:


"Dedilhando, desenhando, apenas fazendo isso com certeza

Não é chato, lendo e comparando nossas respostas

Mesmo que eu estivesse tão perto de descobrir isso

Bebendo, vomitando, esquecendo tudo

Olhando para meus verdadeiros sentimentos que estão revestidos de água, nos espelhos opostos

Uma vez que nossos olhos se encontram"


Esse verso fala sobre sua insistência e determinação em expressar seus sentimentos de alguma forma, e ao mesmo tempo ele tenta entender essa pessoa por meio de mensagens que eles teriam trocado há mais tempo. Também é uma citação clara à tentativa de lidar com os problemas e a dor que esses sentimentos contínuos causam através do álcool, algo que também preciso comentar. Porém, apesar de tanto que ele pense sobre a situação e em um jeito de fazer tudo dar certo, ele se vê num labirinto com suas próprias emoções e as emoções da pessoa que ama, perdido. Mas em pequenos momentos, as coisas dão certo apesar de tudo, e provavelmente esse é o motivo desses sentimentos e acontecimentos serem tão contínuos, porque apesar dos problemas no relacionamento, apesar das brigas, em pequenos momentos há conexões não conflituosas, e esses pequenos momentos o mantêm ali, porque, apesar de tudo, o amor é um sentimento muito difícil de se lidar ou mesmo de se anular.


REFRAO


Agora vamos para o refrão, que é uma parte crucial da música:


"Overdose, você e eu

Os dias que me fazem sentir inútil

Eu quero sonhar com um pesadelo borrado

Não pare a música, querida"


Inicialmente, a primeira frase é bem impactante, referindo-se a uma overdose (a overdose é a ingestão de uma quantidade excessiva de uma droga ou medicamento que acaba sendo demais para um organismo e pode causar fatalidades). As principais vítimas de overdose são pessoas em situação frágil, o que indica que o sentimento de estar passando por uma overdose junto com alguém destaca a intensidade de um sentimento por alguém. Além disso, é destacado o sentimento de inutilidade, que sugere que todos esses sentimentos, assim como a overdose, são extremamente nocivos e o fazem sentir muito mal mentalmente. Porém, ainda se encontra perdido e ainda não deseja que o relacionamento pare, simbolizando não ter o desejo de que esse relacionamento acabe, por mais que os sentimentos sejam tão intensos e façam tão mal. Também pode ser relacionado com como é citado "os dias que me fazem sentir inútil", sendo a explicação para que ele continue se sujeitando a tal sentimento, porque, apesar de doer, ele se sente importante por ainda estar ali sendo algo para aquela pessoa em questão.


VERSO 4


No verso seguinte, ele conta:


"Você realmente sabia?

Você realmente sabia que isso seria inútil?

Talvez o tempo esteja apenas passando, cheio de perguntas e respostas

Não tenho tempo para dar desculpas, irei ficar nu"


Aqui, ele comenta sobre o fato da pessoa em questão ter conhecimento da situação em que os dois passam juntos, mas implica que haja desgaste na relação por acumulação de mágoas e intrigas que não foram resolvidas e ainda doem neles. E no último verso, é citado "ficar nu", MAS NÃO LITERALMENTE scrr. Na minha interpretação, ele quer dizer que vai ser realista e honesto com esses sentimentos e que vai reagir de uma maneira em que não seja sempre sua culpa.


VERSO 5


No verso seguinte, é dito:


"Certamente, isso irá continuar se acumulando, para sempre

Seria bom se pudéssemos acabar com isso, abruptamente

Apodrecendo e apodrecendo, assim como aquela fruta doce, começamos a quebrar"


Aqui, a mensagem é clara dado o contexto anterior. Claramente, eles estão acumulando os piores sentimentos possíveis, mas nada consegue ser resolvido. Então, entra num loop de problemas sem fim. Porém, as palavras "fruta doce" vêm ao meu entendimento como se, anteriormente, no começo de tudo, ambos tivessem um ótimo relacionamento que faz com que seja difícil terminar tudo de uma vez, mesmo que no momento a dor seja mútua. E o verso "apodrecendo e apodrecendo" claramente fala sobre a relação sofrendo desgaste a cada momento que passa, tornando cada um deles mais frágil mentalmente 

Também é exposto o desejo de dar um fim a tudo de uma vez por todas, provavelmente porque, no fundo, ainda existe amor, e esse desgaste emocional só causa sentimentos ruins em ambos. Assim, o fim desse relacionamento seria uma esperança de que esse amor vivesse separadamente para que os sentimentos não mudassem, pois as coisas só tendem a piorar.


Seguindo no mesmo verso:

"Essa é a forma que eu danço, durmo e esqueço de tudo,

Perto de você, vestido com todas essas mentiras.

Uma vez que nossos olhos se encontram."


Esse verso sugere que ele tem tentado outras formas de ter uma válvula de escape dessas crises e dos sentimentos causados por ela. Em seguida, destaca-se também uma frase que sugere que esse relacionamento é repleto de mentiras, provavelmente um dos fatores (eu não diria o principal) que tem causado tudo. E, por fim, a frase "Uma vez que nossos olhos se encontram" é repetida, demonstrando o ponto ao qual eu quero chegar aqui: a dependência emocional.


Até aqui, só foram relatados sentimentos negativos sobre um relacionamento que costumava ser doce. Por coisas como mentiras da outra parte, foi se desgastando e nada foi resolvido, pois mesmo nas tentativas de resolver, acabava resultando em conflitos, afetando cada vez mais a relação. Até chegar um momento em que ambos estavam extremamente desgastados emocionalmente, a ponto de precisarem de meios alternativos para escapar desses sentimentos. Os únicos momentos em que foram citados sentimentos bons foram no fim dos versos, sugerindo que há dependência emocional. Porque, apesar da pessoa lhe causar uma dor emocional tão forte a ponto de você precisar procurar álcool como refúgio, no fim do dia, você recebe uma reafirmação de amor, e é isso que te mantém. Porque, para você, mesmo que esse relacionamento seja repleto de mentiras e tudo isso acabe com você no fim, há pequenas esperanças. E uma característica clara de pessoas que passam por uma dependência emocional é a baixa autoestima, que também é citada na letra da música. Então, sim, "Overdose" do Natori aborda um relacionamento tóxico e a dependência emocional.


VERSO 6


Agora, vou analisar os dois últimos trechos para finalizar minha conclusão:

"Overdose, você e eu,

Mesmo que eu queira entender,

Eu odeio essas mentiras estranhamente intermediárias.

Overdose, eu e você,

Mesmo que eu queira entender,

Minha querida, dê dois passos para o inferno comigo."


Nesse verso, fica mais claro ainda a dependência emocional que isso causou. Ele cita que tenta insistir e entender a outra pessoa, mas novamente essa insistência é em vão, porque ainda há mentiras no relacionamento, e ele tem o conhecimento, mas ainda tenta concertar tudo, mergulhando mais fundo. E, na última frase, dá a entender que não importa o quão horrível essa sensação seja, ele ainda quer que estejam juntos, apesar de toda a situação ser comparada ao inferno. Ele está disposto a enfrentar o perigo, mesmo que se machuque tanto.


ÚLTIMO VERSO


Foi difícil para mim, mas eu cheguei no último verso e lá vamos nós:

"Overdose, você e eu,

Eu não entendo,

Mas, mesmo aqueles estranhamente entre mentiras vão ficar bem, então,

O que você pensa, você e eu, um doce blefe.

Não pare a música, querida."


Por fim, mesmo confuso e incerto, ele convence a si mesmo que, dentre as mentiras e toda a dor e melancolia, tudo vai ficar bem, e que, no fim, nada disso vai acabar.


Foi bem difícil para mim analisar minuciosamente cada palavra e frase da música, mas, para ser sincero, eu amo "Overdose".


RELATO PESSOAL DE DEPENDÊNCIA EMOCIONAL DO TAKUTO


Agora, preciso dar meu relato pessoal para que vocês entendam o porquê de eu realmente ter chegado até aqui e como eu quero que isso me faça entender e me ajude.


Eu, Takuto, tenho passado por uma dependência emocional. Assim que vi a letra de "Overdose", me senti tocado pela forma como a mensagem da música descrevia exatamente como eu me sentia, mesmo que de forma mais abstrata. Sim, eu entendi que estava passando por uma dependência emocional desde o início, mas as pequenas esperanças que eu recebia simplesmente alimentaram mais a minha vontade de me machucar com algo que não mudava. Passei a chorar todos os dias porque não sabia lidar com a situação e simplesmente me sentia patético e inferior. Tudo isso me fez sentir muito pequeno e acabou com a minha autoestima em todos os aspectos possíveis. Eu insisti muito em fazer algo. Também vi mensagens antigas e fiquei me torturando porque as coisas apodreceram. Tive momentos em que fiz coisas comigo mesmo que não me orgulho e me sinto mal, pois vão trazer marcos eternos e sentimentos ruins, principalmente quando eu pensar nisso daqui a alguns anos. Me vi preso em um lugar totalmente fragilizado e não posso dizer que superei tudo isso, mas estou trabalhando para melhorar e já sinto que tive uma evolução, apesar de ter alguns gatilhos ainda, principalmente pela sensação de rejeição e abandono, coisas que tenho um pavor. Além disso, escrevi um poema durante o momento em que estive pior e quero compartilhar com vocês:


"Eu ainda te amo e vou cumprir a minha promessa de sempre te amar e te proteger, mesmo pensando que a posição de tudo não seja favorável para mim. Mesmo que você não me ame mais e já tenha quebrado totalmente uma promessa em vão, porque, apesar de não ser mais como antes, eu ainda te amo e vou manter minha promessa. Porque, apesar de doer muito, isso diz mais sobre mim do que sobre o que você fez. E eu sofri mais, eu ainda te amo. E, mesmo no fundo, não querendo, vou ser fiel à minha promessa."


Hoje em dia, leio isso e sinto apenas pena de mim mesmo, mas não quero ser digno de pena, porque pena é o pior sentimento que podemos sentir um pelo outro.


Além disso, o abuso de álcool ou substâncias ilícitas nunca serão a resposta para nossos problemas. Tudo é temporário, mas esses, em questão, trazem mais malefícios do que um tratamento adequado. Digo isso exatamente por experiência própria.


Além disso, se você estiver passando por uma situação de dependência emocional, lembre-se de que você é um ser humano como qualquer outro e não é menos importante do que ninguém. Amor próprio é muito importante, e espero que tudo fique bem ❤️‍🩹.


Também conheci alguém especial nas minhas redes sociais recentemente que tem me confortado e ocupado meus dias. Assim, tenho sorrido mais, apesar de não conseguir sentir atrações românticas no momento.


Não poderia terminar isso sem agradecer a todos que me apoiaram até agora, desde meus amigos da escola, minha família que se preocupou comigo, mesmo que eu não quisesse dizer o motivo pelo qual estava mal, e até mesmo os integrantes do BRS. Em especial, gostaria de citar o Guies, que me ouviu algumas vezes e me confortou. Guies, você é um ser humano maravilhoso, um cara muito legal, e tenho muitas coisas para te agradecer, mas principalmente espero que sejamos cada vez mais próximos, meu amigo 🩷.


Obrigado a todos que leram até aqui. Sei que não foi tão agradável quanto parece, mas me dediquei bastante. é o takuto.

CVV






Comentários