Hikaru foi entrevistado nos bastidores da performance de Boku no Namida wa Nagaranai. |
BRS48, o grupo que é o maior fenômeno do b-pop, surgiu no ano de 2015 e teve como base para sua criação a ideia de "unir fãs brasileiros e internacionais que amam o 48G e 56g" e é que tem feito desde então com diversos covers e projetos inspirados no AKB48, seus grupos irmãos e, em eventos específicos, de vários outros artistas asiáticos.
O grupo surgiu por meio de um chat de fãs do AKB48 que tiveram essa brilhante ideia de iniciar um grupo cover irmão aqui no Brasil! Pouco tempo depois, em 13 de Novembro do ano de 2015, o grupo fez seu debut com a música Aitakatta e sua primeira geração composta por Garuru, Hakata, Hikaru, Lelachan, Sashipon & Super Laksani.
Aitakatta foi a música de debut do BRS48, assim como no BNK48.
Atualmente com 6 gerações de membros, ou ainda 7, se incluirmos a mais recente geração Draft, o grupo está cada vez mais próximo de fazer seu aniversário de 7 anos; e Kawasaki Hikaru é um dos nomes que se destaca no grupo: ele é o único membro da primeira geração que permanece no grupo!
Hikaru para Kamonegix. |
ダイヤのように、流れ星のように、ひかるシャイニ~!チームBの川崎ひかるです。
Daiya no you ni, Nagareboshi no you ni, Hikaru Shine~! Team B no Hikaru desu!
Como um diamante, como uma estrela cadente, Hikaru Shine~! Kawasaki Hikaru do Time B.
Eu gostaria de saber um pouco mais sobre o início desse grande projeto. Como foi o preparo do grupo para o debut? Como foi esse processo entre o surgimento de uma ideia num chat de fãs para a organização de um canal no YouTube com gravações e lançamentos musicais?
Bem, no início do grupo éramos em seis membros, onde por coincidência tínhamos o mesmo interesse em montar um grupo cover. No início, entrei apenas como um membro comum, não participei de organização alguma, apenas gravava e enviava as músicas.
O debut do grupo foi muito rápido, um dia combinávamos de montar e no outro dia, já estava de pé o nosso primeiro projeto: Aitakatta. Creio que o maior empenho vieram dos membros Sashipon e Lelachan. Porém, pasmem, o BRS48 era apenas para ter esse single.
Era um projeto único, e não contínuo, mas.. ainda bem que todos gostaram do primeiro resultado e toparam continuar, afinal foi divertido gravar e ver nossas vozes unidas, cantando algo que amamos. Comecei de fato a ajudar na organização um tempo depois.
Em dezembro de 2016, a segunda geração debutou no grupo, e, claro, antes disso alguns outros membros entraram no que é considerado a 1.5 geração. Como foi a recepção desses novos membros? O que mudou com a adição de nove membros na segunda geração?
Até 2017 achar membros que gostassem de AKB48 era algo complexo, pois os que tinham afinidade com o estilo, ou gostavam apenas de Hello!Project, ou não sabiam ou não gostavam de cantar.
Como nosso grupo foi crescendo bem aos pouquinhos, por falta de membros, editores e de conhecimento nos programas de edição etc, tínhamos uma pequena porcentagem de nosso grupo durar por mais de um ano, mas tudo mudou para melhor no final de 2016, com a entrada da segunda geração, que com nove novos membros, deu um ânimo gigantesco aos membros antigos do grupo.
A recepção deles foi muito animada, e todos fizeram amizade bem rápido.
Fazendo parte do grupo por sete anos, você já foi soukantoku, já foi capitão e vice-capitão do Team B, como também já esteve em hiatus e retornou ao grupo. Qual foi a melhor posição para você?
A melhor posição foi quando era Soukantoku, eu sempre achei que nasci para liderar e colocar ordem nas coisas, adoro organizar, elaborar projetos e colocar os pontos nos is. Mas, não me decepcionei com as escolhas que fiz até então.
Quando fui Soukantoku e capitão de time, também costumava ter chamadas individuais com os membros para saber como estavam, e ajudar em assuntos da vida, pois eu sempre penso que o emocional pode afetar muito, tanto em relacionamentos, quanto no ânimo dentro do grupo. Fazia um papel de conselheiro e capitão-amigo.
De 2015 até agora, quais foram as mudanças mais notáveis no grupo pra você?
Mudou tanto... nem sei descrever, mas o que mais me alegra é ver a qualidade bem melhor nas edições, principalmente edição de vídeo. E com a entrada da Macchan, aos poucos foram acrescentados desenhos dos membros, antes usávamos apenas as fotos de membros dos grupos, eu lembro que algumas idols eram disputadas para ver quem ficaria representando-a em determinada música.
Antes cantávamos também a mesma parte que a menina cantava, por exemplo, se eu fiquei com a figurinha da Kitarie, eu cantaria as partes dela na música, e isso também mudou, hoje temos nossa própria divisão de música, ficou algo mais original, dando um destaque maior aos nossos nomes no grupo.
Outra mudança, são os sobrenomes! No início do grupo, usávamos apenas um nickname ou um nome solto.
Qual é sua gravação favorita do BRS48 até o momento?
É muito difícil dizer, porque tem muitas que amo e ouço várias e várias vezes.... Mas as músicas que marcaram bastante foram as do Sweet Danger, onde eu me divertia muito gravando com os meninos (Lipe e Kyo). Foram bons momentos. Inclusive meninos, se estiverem lendo, espero que vocês estejam bem!
Fora essas, várias Asides como Kamonegix, Eien Pressure, Pareo wa Emerald, e bsides como Choose me!, Anjinho de cauda, Burning Pheromone, Tomodachi, etc.
Hikaru fez parte de unit chamada Sweet Danger com os membros graduados Lipe e Kyo.
Qual a experiência mais divertida que você presenciou no grupo?
Os quizzes que fazíamos no BRS Bingo! onde valiam center de bside para o single do Sousenkyo, além de ser divertido os Jankens também. As calls após as reuniões também sempre foram horas e horas de divertimento em boas companhias.
Alguns meses atrás o grupo era pego de surpresa por uma notícia triste que surgiu em uma reunião: você anunciava sua graduação. Tal graduação ainda não ocorreu, como andam os preparativos? Tem alguma surpresa vindo por aí?
Ainda não, está devagar né? (risos). Estou preparando coisas muito especiais para esse momento de despedida. Espero ver todos juntos relembrando um pouco do que foi o Hikaru dentro do grupo.
O que você espera e deseja para o grupo no próximo ano?
Muito sucesso e que continuem crescendo sempre. Estarei torcendo por todos vocês.
Também desejo o mesmo, Hikaru-senpai, desejo que todos possamos crescer juntos! (*^3^)/~♡
Muito obrigado por ter se disposto a participar do projeto! Sucesso e beijinhos do Tsu! 🍭💜✨
Até a próxima semana! ヾ(・ω・*)ノ
17/09/2022 - Atualização:
Hikaru se despede da entrevista nos apresentando sua oncinha de pelúcia: Fuuko-chan! A pelúcia recebeu este nome em homenagem a Yagura Fuuko, ex-membro do NMB48. |
Ahhhh coisa mais fofa!! Parabéns pelo novo projeto Tsu-kun!! Hikaru senpai me ensinou muitas coisas e me ajudou muito quando entrei para o grupo, e também fico feliz que ele tenha gostado de participar de Kamonegix e Eien Pressure hihihi
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirMuito obrigado, coelhinho! Fico feliz que gostou! Hikaru é cheio de conhecimentos e super divertido, adoro conversar com ele! 🐰💜
ExcluirOK PRIMEIRO DE TUDO
ResponderExcluirAMEI O FORMATO AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
"Hikaru foi entrevistado nos bastidores da performance de Boku no Namida wa Nagaranai." TE AMO VC É GENIAL ASÇLKDGJÇAOSIDJG
É realmente difícil DEMAIS escolher uma música só!! TEM TANTA MUSICA BOAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Também AMO dakishimeraretara do sweet danger, 100% 😳😳😳😳
AMEI AMEI AMEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEI O POST!!!!!!!!!!
E estou muito ansiosa pelos próximos!
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirThank you, Mãechan! TE AMOOO! 💜 DAKISHIMERARETARA É MUITO BOA!
ExcluirEstá super ansiosa para a próxima terça-feira, né? Eu sei que eu também tô, já tô esquentando os dedos... *tec tec tec* 👀